• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_diaalimentacao.jpg
Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade
Desde 1981 que se celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Nessa mesma data, é criada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A criação deste dia serviu para consciencializar o mundo sobre as questões da alimentação, da segurança alimentar e nutricional. É sobre isso que a nutricionista da ABEI nos fala neste artigo.
O assinalar da data serve para despertar consciências para um futuro cada vez mais urgente, implementando-se ações que promovam maior sustentabilidade alimentar, que possam fazer face às alterações climáticas e aos desafios da crescente produção alimentar e aumento populacional.
Este ano o tema eleito foi: “Our Actions are our Future” - Healthy Diets for a #zerohunger World. O tema, bastante atual, tem por objetivo despertar para a importância de uma alimentação saudável, bem como para a sustentabilidade alimentar e para as desigualdades alimentares nos vários pontos do globo.
 
Todos os seres humanos têm direito à alimentação, segundo a declaração dos Direitos Humanos, no entanto, verifica-se que esse direito não assiste a todos e são variados os problemas de desnutrição no mundo e as carências nutricionais de populações perfeitamente identificadas, sejam essas carências associados ao estado de magreza e desnutrição ou à situação antagónica: a obesidade. Significa isto que se pode ter excesso de peso e estar desnutrido devido a uma alimentação desequilibrada do ponto de vista nutricional. Daí a importância de uma alimentação completa, variada e diversificada, tal como aponta a Roda dos Alimentos. Outro problema que se coloca atualmente é a biodisponibilidade de nutrientes nos alimentos devido ao empobrecimento dos solos, às alterações climáticas e ao uso de agrotóxicos. Um exemplo disso é que, mesmo que façamos escolhas alimentares corretas, podemos não estar a ingerir nutrientes de valor positivo para a nossa saúde: uma laranja dos dias de hoje não é a mesma laranja que era consumida pelos nossos avós, e não precisamos de andar muitas gerações para trás para que a diferença da qualidade dos alimentos seja enorme!
Além disso, o que hoje em dia é “saudável” contém, não raras vezes, perigos criados pelo Homem que resultam da produção intensiva e da poluição ambiental. É por isso que é de fundamental importância as novas gerações falarem de reciclagem, da pegada de carbono que deixam no planeta e de alimentos biológicos, é por aí o caminho, não temos dúvidas. Mais do que saber que comer vegetais e fruta faz bem, hoje em dia temos que ir mais além por um futuro melhor e mais saudável. Devemos preservar e cuidar da nossa água, do solo onde crescem os alimentos e do ar que respiramos, para obtermos alimentos seguros e alimentos para todos!
 
Os perigos deixaram de ser apenas o açúcar, o sal ou as gorduras trans. O alerta vai também para a educação ambiental devido aos perigos cada vez mais frequentes e que se encontram associados a uma panóplia de doenças do foro neurológico, imunológico, oncológico, etc. Os “vilões inorgânicos” que adquirem um papel nesta cena - papel secundário, mas perigoso - são os metais pesados, os agrotóxicos e os microplásticos que surgem nos alimentos pela mão do Homem e do estilo de vida atual. 
A prevenção na Saúde começa nas crianças, nos nossos genes, nos alimentos que comemos capazes de influenciar a expressão de genes e, com isso, ditar mais saúde a longo prazo na nossa vida. Podemos herdar genes desfavoráveis à saúde mas o meu comportamento alimentar é capaz de modular a expressão genética através de nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos, a chamada nutrigenómica. E isto é fantástico! 
A semente que deixamos nas crianças para que reflitam sobre esta temática, a sua curiosidade natural e capacidade de questionar, promovem a integração da nossa nutrição nos nossos estilos de vida, bem como o sentido de responsabilização por um planeta saudável. 
 

As nossas ações para o futuro começam hoje! Na ABEI voltámos a receber o galardão Eco- Escolas para a nossa Escola de 1º Ciclo dos Bacelos, galardão que este ano também se alargou ao Pré-Escolar deste equipamento. Este programa da Foundation for Environmental Education aborda metodologias e programas onde a educação alimentar e educação ambiental andam de mãos dadas e este ano vamos, mais uma vez, dar continuidade ao projeto.
A partir de novembro a ABEI também será parceira num projeto europeu - o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) – que tem por objetivo minimizar situações de carência económica, distribuindo bens alimentares de primeira necessidade e fazendo um acompanhamento e gestão de todo o processo. Com a hashtag #zerohunger vamos divulgar este trabalho e este projeto e passar a palavra o mais possível para que a mensagem se espalhe: a mensagem de um modo de produzir e comer mais sustentável e equilibrado, que respeite o planeta e que nos respeite a nós todos, enquanto seres humanos.
Cada vez mais, falar em alimentação é pensar global, pensar no planeta, agir individualmente, mas não esquecendo de que forma as ações de cada um impactam a nossa saúde, a saúde do planeta e a saúde das novas gerações! E é esta responsabilização que incutimos aos mais novos. Queremos espalhar muitas sementes que, se bem regadas e alimentadas, farão reflorescer o planeta, seguramente com mais saúde.

Sara Duque

Nutricionista da ABEI

DESCARREGUE AQUI O PDF DO ARTIGO:
 

ABEI

Notícias Recentes

Quinta da Ponte recebe Galardão de Mérito Social

Quinta da Ponte recebe Galardão de Mérito Social

O equipamento da Quinta da Ponte da ABEI foi distinguido com o Galardão de Mérito Social pela União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, numa cerimónia que aconteceu no dia 7 de dezembro, em Alhandra. 
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convocam-se os associados da ABEI para a Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 30 de dezembro de 2019, pelas 20:30, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Formação de Coaching com equipa da ABEI

Formação de Coaching com equipa da ABEI

A Academia Portuguesa de Desenvolvimento Pessoal veio até à ABEI, no dia 6 de novembro, fazer um workshop solidário de desenvolvimento pessoal e coaching. O workshop LASER permite aprender de forma descontraída e eficiente acerca do comportamento humano e sobre felicidade e relações saudáveis.
ATCHIM…Chegou o frio!

ATCHIM…Chegou o frio!

Chegou o outono e o inverno não tarda. Estamos numa época do ano que nos proporciona bons momentos à lareira, o conforto de um chá quente e a antecipação do Natal… mas o tempo de inverno também traz grande arrefecimento das temperaturas e as consequentes gripes e constipações. Neste artigo da Enfermeira Coordenadora da nossa Unidade de Saúde, pode ler vários conselhos para passar esta época do ano com saúde e conforto!
Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Desde 1981 que se celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Nessa mesma data, é criada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A criação deste dia serviu para consciencializar o mundo sobre as questões da alimentação, da segurança alimentar e nutricional. É sobre isso que a nutricionista da ABEI nos fala neste artigo.
App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

A ABC Play – Aprende a Vocabular é uma aplicação que foi idealizada por quatro alunos do 3º ano da Escola da ABEI no contexto do projeto Apps for Good. Já está disponível on-line e esta semana foi distinguida pela revista PC Guia como "App do Dia".
ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

A Escola da ABEI, no equipamento dos Bacelos, voltou a receber o galardão Eco-Escolas, que este ano também se estende ao Pré-Escolar.
Ocupa os teus tempos livres!

Ocupa os teus tempos livres!

O projeto de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) da ABEI é direcionado às crianças do Ensino Pré-Escolar e aos alunos dos 1º e 2º ciclos. Atualmente já em funcionamento na Escola EB Dr. Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira, o OTL é dinamizado a pensar nas crianças e nos pais.
O início de um projeto de vida

O início de um projeto de vida

A ABEI é uma instituição que acompanha as crianças nos seus primeiros anos de vida, muitas vezes desde o Berçário, continuando a seguir e a apoiar o seu percurso na Creche, Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo. 
Escola livre e os "portos de abrigo"

Escola livre e os "portos de abrigo"

Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.
Abertura do Ano Letivo 2019/20

Abertura do Ano Letivo 2019/20

Setembro é o mês de arranque de mais um ano letivo na ABEI! Nestas primeiras semanas do mês damos as boas vindas aos alunos que chegam de novo à nossa instituição e também aos que passam do Ensino Pré-Escolar dos vários equipamentos da ABEI para a Escola do 1º Ciclo. No total são 149 crianças que vão frequentar os 4 anos do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola dos Bacelos.
ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas tem dimensão europeia e é implementado em cada região e município em parceria com entidades locais. A ABEI passou a fazer parte deste projeto para a região de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos com o objetivo de contribuir para a diminuição das situações de carência existentes nestes concelhos. 
ABEI no projeto Apps for Good

ABEI no projeto Apps for Good

Os alunos dos 3° e 4° anos da ABEI participaram no Apps for Good, um projeto educativo tecnológico que desafia as crianças a encontrarem problemas na sua comunidade e desenvolverem aplicações para os resolver ou minorar.
Estamos a recrutar!

Estamos a recrutar!

A ABEI está a recrutar para várias funções, nomeadamente ajudantes de ação educativa, auxiliares, enfermeiros e auxiliares de saúde. Consulte aqui as ofertas de trabalho e venha integrar uma equipa motivada e em crescimento.
Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio foi o mês de cantar os parabéns à ABEI e também mês de Viagens de Finalistas. As crianças divertiram-se a valer numa aventura fora de casa!
Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

No dia 16 de junho venha correr com os nossos Super Heróis no Parque Urbano de VFX. Esta é uma corrida solidária e cheia de boa energia, um evento organizado pelo CAT dos Fidalgos.
PARABÉNS ABEI

PARABÉNS ABEI

Hoje é o dia dos 44 anos da ABEI, é dia de celebrar! São 44 anos recheados de grandes lutas e de grandes vitórias. Uma caminhada marcada pelo empenho, garra e determinação de todos os associados, desde 1975. 
Feira da Saúde aberta à população

Feira da Saúde aberta à população

A Unidade de Saúde da ABEI organiza um Rastreio Gratuito de Saúde aberto a toda a população. Dia 14 de maio, entre as 9:00 e as 13:00, no Largo da Câmara, em VFX.
Sem gastar, está a ajudar!

Sem gastar, está a ajudar!

Chegou a altura da consignação do IRS de 2018 e com ela a possibilidade de ajudar a ABEI, num pequeno gesto, SEM CUSTOS.
Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Ano Letivo 2019/2020 do 1º Ciclo do Ensino Básico.