• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_diaalimentacao.jpg
Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade
Desde 1981 que se celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Nessa mesma data, é criada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A criação deste dia serviu para consciencializar o mundo sobre as questões da alimentação, da segurança alimentar e nutricional. É sobre isso que a nutricionista da ABEI nos fala neste artigo.
O assinalar da data serve para despertar consciências para um futuro cada vez mais urgente, implementando-se ações que promovam maior sustentabilidade alimentar, que possam fazer face às alterações climáticas e aos desafios da crescente produção alimentar e aumento populacional.
Este ano o tema eleito foi: “Our Actions are our Future” - Healthy Diets for a #zerohunger World. O tema, bastante atual, tem por objetivo despertar para a importância de uma alimentação saudável, bem como para a sustentabilidade alimentar e para as desigualdades alimentares nos vários pontos do globo.
 
Todos os seres humanos têm direito à alimentação, segundo a declaração dos Direitos Humanos, no entanto, verifica-se que esse direito não assiste a todos e são variados os problemas de desnutrição no mundo e as carências nutricionais de populações perfeitamente identificadas, sejam essas carências associados ao estado de magreza e desnutrição ou à situação antagónica: a obesidade. Significa isto que se pode ter excesso de peso e estar desnutrido devido a uma alimentação desequilibrada do ponto de vista nutricional. Daí a importância de uma alimentação completa, variada e diversificada, tal como aponta a Roda dos Alimentos. Outro problema que se coloca atualmente é a biodisponibilidade de nutrientes nos alimentos devido ao empobrecimento dos solos, às alterações climáticas e ao uso de agrotóxicos. Um exemplo disso é que, mesmo que façamos escolhas alimentares corretas, podemos não estar a ingerir nutrientes de valor positivo para a nossa saúde: uma laranja dos dias de hoje não é a mesma laranja que era consumida pelos nossos avós, e não precisamos de andar muitas gerações para trás para que a diferença da qualidade dos alimentos seja enorme!
Além disso, o que hoje em dia é “saudável” contém, não raras vezes, perigos criados pelo Homem que resultam da produção intensiva e da poluição ambiental. É por isso que é de fundamental importância as novas gerações falarem de reciclagem, da pegada de carbono que deixam no planeta e de alimentos biológicos, é por aí o caminho, não temos dúvidas. Mais do que saber que comer vegetais e fruta faz bem, hoje em dia temos que ir mais além por um futuro melhor e mais saudável. Devemos preservar e cuidar da nossa água, do solo onde crescem os alimentos e do ar que respiramos, para obtermos alimentos seguros e alimentos para todos!
 
Os perigos deixaram de ser apenas o açúcar, o sal ou as gorduras trans. O alerta vai também para a educação ambiental devido aos perigos cada vez mais frequentes e que se encontram associados a uma panóplia de doenças do foro neurológico, imunológico, oncológico, etc. Os “vilões inorgânicos” que adquirem um papel nesta cena - papel secundário, mas perigoso - são os metais pesados, os agrotóxicos e os microplásticos que surgem nos alimentos pela mão do Homem e do estilo de vida atual. 
A prevenção na Saúde começa nas crianças, nos nossos genes, nos alimentos que comemos capazes de influenciar a expressão de genes e, com isso, ditar mais saúde a longo prazo na nossa vida. Podemos herdar genes desfavoráveis à saúde mas o meu comportamento alimentar é capaz de modular a expressão genética através de nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos, a chamada nutrigenómica. E isto é fantástico! 
A semente que deixamos nas crianças para que reflitam sobre esta temática, a sua curiosidade natural e capacidade de questionar, promovem a integração da nossa nutrição nos nossos estilos de vida, bem como o sentido de responsabilização por um planeta saudável. 
 

As nossas ações para o futuro começam hoje! Na ABEI voltámos a receber o galardão Eco- Escolas para a nossa Escola de 1º Ciclo dos Bacelos, galardão que este ano também se alargou ao Pré-Escolar deste equipamento. Este programa da Foundation for Environmental Education aborda metodologias e programas onde a educação alimentar e educação ambiental andam de mãos dadas e este ano vamos, mais uma vez, dar continuidade ao projeto.
A partir de novembro a ABEI também será parceira num projeto europeu - o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) – que tem por objetivo minimizar situações de carência económica, distribuindo bens alimentares de primeira necessidade e fazendo um acompanhamento e gestão de todo o processo. Com a hashtag #zerohunger vamos divulgar este trabalho e este projeto e passar a palavra o mais possível para que a mensagem se espalhe: a mensagem de um modo de produzir e comer mais sustentável e equilibrado, que respeite o planeta e que nos respeite a nós todos, enquanto seres humanos.
Cada vez mais, falar em alimentação é pensar global, pensar no planeta, agir individualmente, mas não esquecendo de que forma as ações de cada um impactam a nossa saúde, a saúde do planeta e a saúde das novas gerações! E é esta responsabilização que incutimos aos mais novos. Queremos espalhar muitas sementes que, se bem regadas e alimentadas, farão reflorescer o planeta, seguramente com mais saúde.

Sara Duque

Nutricionista da ABEI

DESCARREGUE AQUI O PDF DO ARTIGO:
 

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!