• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_desafiosarranqueanoletivo.jpg
Escola livre e os "portos de abrigo"
Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.

Se considerarmos a “Escola Livre”, um espaço onde as crianças brincam, partilham, exploram, constroem, mas também choram, batem, manipulam e destroem, então o nosso título é no mínimo controverso, pois haverá opinião (espero eu) para dar e vender...!
Bom, vamos refletir e, claro está, tornar as coisas bem mais quentes, intensas e saudavelmente enriquecedoras, pois assim foram as férias e assim será (deve ser) a escola.
Convido-vos a mergulhar rapidamente pelas profundezas da vossa infância, da educação recebida através das figuras da vossa história e pelos “ensinamentos” dos mais velhos, pois é disso que se trata quando agora o “piolho” e a “pipoca” vão entrar nesta nova etapa e procuramos dentro de nós, a melhor forma de “aliviar” a nossa, quer dizer, a ansiedade deles.
O início desta caminhada, à semelhança de outros momentos de mudança, fazem tremer o chão e, como tal, procuramos o melhor abrigo que temos, para poder passar ilesos neste “fim”, quer dizer, “início” de mundo. 

Assim, as crianças (de forma saudável) procuram o seu “porto-de-abrigo” e os adultos procuram as formas mais criativas para diluir a sua angústia. Podia dar alguns exemplos (condições da escola, qual o professor, o material escolar, os/as colegas de turma, o transporte, as atividades), mas isso seria “levantar demasiado a ponta do véu” e gostaria que lessem (pelo menos) mais umas linhas.
O que quero dizer é que, a angústia dos mais velhos em deixar de controlar todos os passos dos pequenos, o medo da criança não aprender, de ser rejeitada, de ter mau comportamento, etc., impede os pequenos de vivenciar os momentos de mudança como algo desafiante, divertido e enriquecedor. As crianças, por sua vez, ficam demasiadamente preocupados e ocupados com sentimentos de culpa, que até não lhes pertence.
Por outras palavras, quando as crianças precisam da liberdade e motivação para brincar, aprender, partilhar, explorar e construir, têm as suas vozes internas a dizerem-lhes para não se distrair, não falar, não brincar, não levantar e terão que corresponder a todos os pedidos e expectativas que lhes serão subtilmente exigidas pelos “representantes do porto-de-abrigo”.
De facto, não são mais do que ansiedades/medos a comandar, pois acredito que uma criança não é mais amada, quanto melhor for o seu rendimento escolar. Não foi (não devia ser) assim connosco, não o será com os nossos! 

Obrigar uma criança a deixar de o ser, por aquilo a que chamamos sucesso escolar, não me parece, no mínimo, sensato! A Escola foi feita para se aprender coisas novas, a amar o mundo que nos rodeia e as pessoas que nela habitam. É um mundo saudavelmente desconhecido pelos pais, mas que merece toda a sua participação, pois são eles que melhor conhecem a criança em todos os seus mundos. Um espaço que potencia o espírito crítico, a recriação e a construção, não a cópia, a repetição e reprodução de pensamentos já mastigados.
É um espaço que prolonga a caminhada da família, que a desafia e completa, não que a limita e impõe regras.
Desejamos sobretudo crianças ávidas no questionamento do adquirido, que procurem a dúvida no aparentemente óbvio, que encontrem erros na maior verdade, que desafiem o maior dos medos, que façam batota à maior das certezas. 
Não certos de responder à máxima exigência de todos os desafios, a Escola e todos os intervenientes existem por uma única razão… Construir “Portos-de-Abrigo”!!

Bom Ano Letivo de 2019/2020. Divirtam-se…

Samuel Branco
Psicólogo Clínico da ABEI

DESCARREGUE AQUI O ARTIGO:

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!