• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_desafiosarranqueanoletivo.jpg
Escola livre e os "portos de abrigo"
Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.

Se considerarmos a “Escola Livre”, um espaço onde as crianças brincam, partilham, exploram, constroem, mas também choram, batem, manipulam e destroem, então o nosso título é no mínimo controverso, pois haverá opinião (espero eu) para dar e vender...!
Bom, vamos refletir e, claro está, tornar as coisas bem mais quentes, intensas e saudavelmente enriquecedoras, pois assim foram as férias e assim será (deve ser) a escola.
Convido-vos a mergulhar rapidamente pelas profundezas da vossa infância, da educação recebida através das figuras da vossa história e pelos “ensinamentos” dos mais velhos, pois é disso que se trata quando agora o “piolho” e a “pipoca” vão entrar nesta nova etapa e procuramos dentro de nós, a melhor forma de “aliviar” a nossa, quer dizer, a ansiedade deles.
O início desta caminhada, à semelhança de outros momentos de mudança, fazem tremer o chão e, como tal, procuramos o melhor abrigo que temos, para poder passar ilesos neste “fim”, quer dizer, “início” de mundo. 

Assim, as crianças (de forma saudável) procuram o seu “porto-de-abrigo” e os adultos procuram as formas mais criativas para diluir a sua angústia. Podia dar alguns exemplos (condições da escola, qual o professor, o material escolar, os/as colegas de turma, o transporte, as atividades), mas isso seria “levantar demasiado a ponta do véu” e gostaria que lessem (pelo menos) mais umas linhas.
O que quero dizer é que, a angústia dos mais velhos em deixar de controlar todos os passos dos pequenos, o medo da criança não aprender, de ser rejeitada, de ter mau comportamento, etc., impede os pequenos de vivenciar os momentos de mudança como algo desafiante, divertido e enriquecedor. As crianças, por sua vez, ficam demasiadamente preocupados e ocupados com sentimentos de culpa, que até não lhes pertence.
Por outras palavras, quando as crianças precisam da liberdade e motivação para brincar, aprender, partilhar, explorar e construir, têm as suas vozes internas a dizerem-lhes para não se distrair, não falar, não brincar, não levantar e terão que corresponder a todos os pedidos e expectativas que lhes serão subtilmente exigidas pelos “representantes do porto-de-abrigo”.
De facto, não são mais do que ansiedades/medos a comandar, pois acredito que uma criança não é mais amada, quanto melhor for o seu rendimento escolar. Não foi (não devia ser) assim connosco, não o será com os nossos! 

Obrigar uma criança a deixar de o ser, por aquilo a que chamamos sucesso escolar, não me parece, no mínimo, sensato! A Escola foi feita para se aprender coisas novas, a amar o mundo que nos rodeia e as pessoas que nela habitam. É um mundo saudavelmente desconhecido pelos pais, mas que merece toda a sua participação, pois são eles que melhor conhecem a criança em todos os seus mundos. Um espaço que potencia o espírito crítico, a recriação e a construção, não a cópia, a repetição e reprodução de pensamentos já mastigados.
É um espaço que prolonga a caminhada da família, que a desafia e completa, não que a limita e impõe regras.
Desejamos sobretudo crianças ávidas no questionamento do adquirido, que procurem a dúvida no aparentemente óbvio, que encontrem erros na maior verdade, que desafiem o maior dos medos, que façam batota à maior das certezas. 
Não certos de responder à máxima exigência de todos os desafios, a Escola e todos os intervenientes existem por uma única razão… Construir “Portos-de-Abrigo”!!

Bom Ano Letivo de 2019/2020. Divirtam-se…

Samuel Branco
Psicólogo Clínico da ABEI

DESCARREGUE AQUI O ARTIGO:

ABEI

Notícias Recentes

Quinta da Ponte recebe Galardão de Mérito Social

Quinta da Ponte recebe Galardão de Mérito Social

O equipamento da Quinta da Ponte da ABEI foi distinguido com o Galardão de Mérito Social pela União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, numa cerimónia que aconteceu no dia 7 de dezembro, em Alhandra. 
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convocam-se os associados da ABEI para a Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 30 de dezembro de 2019, pelas 20:30, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Formação de Coaching com equipa da ABEI

Formação de Coaching com equipa da ABEI

A Academia Portuguesa de Desenvolvimento Pessoal veio até à ABEI, no dia 6 de novembro, fazer um workshop solidário de desenvolvimento pessoal e coaching. O workshop LASER permite aprender de forma descontraída e eficiente acerca do comportamento humano e sobre felicidade e relações saudáveis.
ATCHIM…Chegou o frio!

ATCHIM…Chegou o frio!

Chegou o outono e o inverno não tarda. Estamos numa época do ano que nos proporciona bons momentos à lareira, o conforto de um chá quente e a antecipação do Natal… mas o tempo de inverno também traz grande arrefecimento das temperaturas e as consequentes gripes e constipações. Neste artigo da Enfermeira Coordenadora da nossa Unidade de Saúde, pode ler vários conselhos para passar esta época do ano com saúde e conforto!
Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Desde 1981 que se celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Nessa mesma data, é criada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A criação deste dia serviu para consciencializar o mundo sobre as questões da alimentação, da segurança alimentar e nutricional. É sobre isso que a nutricionista da ABEI nos fala neste artigo.
App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

A ABC Play – Aprende a Vocabular é uma aplicação que foi idealizada por quatro alunos do 3º ano da Escola da ABEI no contexto do projeto Apps for Good. Já está disponível on-line e esta semana foi distinguida pela revista PC Guia como "App do Dia".
ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

A Escola da ABEI, no equipamento dos Bacelos, voltou a receber o galardão Eco-Escolas, que este ano também se estende ao Pré-Escolar.
Ocupa os teus tempos livres!

Ocupa os teus tempos livres!

O projeto de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) da ABEI é direcionado às crianças do Ensino Pré-Escolar e aos alunos dos 1º e 2º ciclos. Atualmente já em funcionamento na Escola EB Dr. Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira, o OTL é dinamizado a pensar nas crianças e nos pais.
O início de um projeto de vida

O início de um projeto de vida

A ABEI é uma instituição que acompanha as crianças nos seus primeiros anos de vida, muitas vezes desde o Berçário, continuando a seguir e a apoiar o seu percurso na Creche, Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo. 
Escola livre e os "portos de abrigo"

Escola livre e os "portos de abrigo"

Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.
Abertura do Ano Letivo 2019/20

Abertura do Ano Letivo 2019/20

Setembro é o mês de arranque de mais um ano letivo na ABEI! Nestas primeiras semanas do mês damos as boas vindas aos alunos que chegam de novo à nossa instituição e também aos que passam do Ensino Pré-Escolar dos vários equipamentos da ABEI para a Escola do 1º Ciclo. No total são 149 crianças que vão frequentar os 4 anos do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola dos Bacelos.
ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas tem dimensão europeia e é implementado em cada região e município em parceria com entidades locais. A ABEI passou a fazer parte deste projeto para a região de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos com o objetivo de contribuir para a diminuição das situações de carência existentes nestes concelhos. 
ABEI no projeto Apps for Good

ABEI no projeto Apps for Good

Os alunos dos 3° e 4° anos da ABEI participaram no Apps for Good, um projeto educativo tecnológico que desafia as crianças a encontrarem problemas na sua comunidade e desenvolverem aplicações para os resolver ou minorar.
Estamos a recrutar!

Estamos a recrutar!

A ABEI está a recrutar para várias funções, nomeadamente ajudantes de ação educativa, auxiliares, enfermeiros e auxiliares de saúde. Consulte aqui as ofertas de trabalho e venha integrar uma equipa motivada e em crescimento.
Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio foi o mês de cantar os parabéns à ABEI e também mês de Viagens de Finalistas. As crianças divertiram-se a valer numa aventura fora de casa!
Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

No dia 16 de junho venha correr com os nossos Super Heróis no Parque Urbano de VFX. Esta é uma corrida solidária e cheia de boa energia, um evento organizado pelo CAT dos Fidalgos.
PARABÉNS ABEI

PARABÉNS ABEI

Hoje é o dia dos 44 anos da ABEI, é dia de celebrar! São 44 anos recheados de grandes lutas e de grandes vitórias. Uma caminhada marcada pelo empenho, garra e determinação de todos os associados, desde 1975. 
Feira da Saúde aberta à população

Feira da Saúde aberta à população

A Unidade de Saúde da ABEI organiza um Rastreio Gratuito de Saúde aberto a toda a população. Dia 14 de maio, entre as 9:00 e as 13:00, no Largo da Câmara, em VFX.
Sem gastar, está a ajudar!

Sem gastar, está a ajudar!

Chegou a altura da consignação do IRS de 2018 e com ela a possibilidade de ajudar a ABEI, num pequeno gesto, SEM CUSTOS.
Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Ano Letivo 2019/2020 do 1º Ciclo do Ensino Básico.