• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_musica.jpg
Dá Música à tua vida!
A Música é considerada por vários autores e pesquisadores como elemento enriquecedor para o desenvolvimento humano, que proporciona bem-estar e colabora para a ampliação de outras áreas necessárias para a formação plena do indivíduo. Neste artigo falamos sobre o papel da mesma no desenvolvimento das crianças. Desde a creche ao 1º Ciclo, esta é uma área desenvolvida com as crianças na ABEI.

Muito se pode ler sobre o quão a Música contribui para a socialização, disciplina, raciocínio lógico, atenção e concentração, criatividade, imaginação, atuando nos dois hemisférios do cérebro humano. Segundo vários estudos, o ensino da música serve de estímulo durante a escolaridade, ajudando no desenvolvimento da linguagem, concentração e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Para além de momentos de prazer, o ensino da música contribui para o desenvolvimento dos aspetos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem-estar do indivíduo, além de auxiliar o desenvolvimento da criança nos vários níveis e estágios.

Assim, a maioria dos pedagogos musicais defende que a Música vale por si mesma. As vantagens de aprender Música estão todas relacionadas com a experiência que a Música proporciona a cada um. Tocar, cantar, conhecer reportório, participar em grupos musicais, corais ou instrumentais, aceder a um repositório cultural vastíssimo e poder mesmo criar musicalmente, são algumas das inúmeras vantagens da aprendizagem musical. 
Na Iniciação Musical, as crianças experimentam jogos tímbricos que passam pela imitação de sons da natureza que os rodeia e essas experimentações dão aos alunos um maior poder de observação sobre o mundo em que vivem, desenvolvendo um espírito crítico mais apurado.
Os alunos que frequentam aulas de Música adquirem valências extraordinárias que os ajudam amplamente para o resto das suas vidas, pois nestas aulas há um permanente apelo à sensibilidade, bem como ao correto desenvolvimento de todas as potencialidades individuais, através da aprendizagem de um instrumento musical, da interpretação de diversos trechos e da própria audição.

O estímulo da Música, ouvir, cantar, fazer, experimentar, no pré-escolar e no 1º Ciclo, tem reflexos na aprendizagem de outras matérias. Sendo reconhecida como um domínio de aprendizagem das crianças, tem-se assistido cada vez mais à sua inclusão no quotidiano familiar e nos diversos programas educativos, funcionando como um importante precursor no desenvolvimento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora.
Em suma, a Música no processo de ensino-aprendizagem é uma oportunidade de agregar conhecimento histórico-cultural e não uma atividade inata, é uma atividade construída pelo homem e uma atividade social aprendida através das interações humanas. Professores ou pais podem, e devem, utilizar esse recurso como ferramenta para ensinar e também desenvolver nos alunos ou filhos as capacidades de imaginação, de compreensão e do respeito a regras e condutas para uma melhor convivência social.
Para terminar, ouvir música, produzir batimentos rítmicos e corporais e experimentar vários instrumentos musicais, independentemente de a criança seguir ou não o caminho musical, traz benefícios desde muito cedo. Uma criança que passa por um processo de introdução à linguagem musical é mais atenta, mais sociável, faz conexões mentais com mais facilidade, comunica-se melhor, fica menos stressada, mais concentrada, aprende a cooperar, interagir, esperar e persistir.
Assim, constituem como benefícios inequívocos da Música na vida das crianças:
- Desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro;
- Estímulo dos neurónios;
- Desenvolvimento motor e social;
- Auxílio no processo de aquisição da linguagem;
- Estímulo à autoestima e ao desenvolvimento emocional;
- Melhor controlo do corpo e desenvolvimento da expressividade e coordenação rítmica;
- Fortalecimento do vínculo afetivo entre aqueles com que praticam e ouvem;
- Diferença no gosto musical na idade adulta;
- Aumento do reportório musical;
- E, por fim, e não menos importante, a música proporciona maravilhosos momentos em família!

Dá Música à tua vida!

 

Tatiana Sarreira Silva

Professora Primária e de Música na Escola da ABEI

 

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!