• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_artigoluto.jpg
A primeira perda de um ente querido
Como comunicar a uma criança que alguém muito querido, como um avô, morreu? Leia neste artigo a opinião da psicóloga da ABEI.

A morte, por norma, é um assunto tabu na nossa sociedade. É uma temática que nos assusta a todos, embora saibamos que é algo inevitável. Todos nós, adultos, já passamos por perdas de familiares e/ou amigos e prestamos a nossa homenagem a quem partiu e é sempre um acontecimento que nos angustia e passamos por um período de luto. O luto é um processo que decorre após a perda de alguém que amamos, sendo a perda mais irreversível que existe é a morte. O processo de luto é necessário e importante para que exista a integração da perda e a adaptação à morte da pessoa.

A temática da morte e do luto é um assunto tabu na nossa sociedade e tentamos não pensar no nosso quotidiano da irreversibilidade da morte e da nossa própria mortalidade. Mas e quando este tema envolve crianças? Quando morre uma pessoa da família próxima da criança, como um avô, tio ou amigo próximo como conseguimos transmitir a informação que o ente querido faleceu?
Antes de mais é necessário que esta informação seja transmitida por um adulto com quem a criança tenha algum vínculo e que explique de forma simplista e tranquila o que aconteceu ao ente querido, sem o recurso a metáforas. Como exemplo, o adulto tem a tendência para transmitir que o ente querido foi para o céu, que foi viajar, que foi dormir e/ou foi transferido para outro hospital. O não confronto com a realidade acaba com que, dependendo da faixa etária da criança, interpretem no sentido literal e/ou que fiquem com a ideia que irão estar brevemente com a pessoa.

Deste modo, é importante explicar de forma simplista que o ente querido não regressará e que a morte é algo irreversível, tal como o que aconteceu ao corpo da pessoa. Em relação às cerimónias fúnebre, a criança por norma é “protegida” deste ambiente considerado “pesado” e triste. Contudo, a criança pode ser incluída nas cerimónias fúnebres, existindo o cuidado de explicar que é um momento que existe para a família se despedir da pessoa que faleceu e que é normal que se sinta triste no decorrer do velório/funeral. 
A faixa etária da criança é importante a considerar no modo em que o adulto explica o conceito de morte e tudo o que rodeia este tema. Segundo Piaget, de acordo com a sua teoria do desenvolvimento cognitivo infantil, as crianças dos dois aos sete encontram-se no estádio pré-operatório, tendo como uma das especificidades a irreversibilidade. As crianças, nesta fase de desenvolvimento, fazem a ligação da morte a um acontecimento de profunda tristeza, transmitido, também, pelos adultos e o ambiente criado face ao acontecimento. Porém, não conseguem compreender a irreversibilidade que a morte apresenta, ou seja, que o sujeito que morreu, não volta a viver, pelo que, muitas vezes, existe fantasias acerca do regresso da figura significativa ou da ida para junto deste.

As crianças desta faixa etária, devido a terem mais dificuldade de compreender a irreversibilidade inerente ao acontecimento, podem não exteriorizar as suas emoções e, desenvolver brincadeiras e fantasias, para se exprimirem. No estádio das operações concretas, segundo a teoria de desenvolvimento infantil de Piaget, observa-se uma tendência para as crianças, dos sete aos doze anos, começarem a compreender que a morte é algo irreversível e que pode acontecer a qualquer um, incluindo, elas próprias. 
Neste sentido, a partir dos sete/oito anos podemos ser mais objetivos e detalhados face à temática da morte e do luto, devido a uma maior consciencialização da parte da criança acerca do que é a morte e a sua irreversibilidade. Contudo, nas idades inferiores podemos falar acerca desta temática, sem o recurso a metáforas e tentar responder às questões que as crianças colocam, uma vez que será algo que despertará a sua curiosidade.

É uma tarefa difícil para o adulto, que certamente também ele está de luto face à perda ocorrida. Neste sentido, é importante a partilha das emoções experienciadas pela morte do ente querido e não esconder da criança que está a sofrer. O luto é um processo normal e decorrente da perda e é importante exteriorizar as emoções e permitir que a criança também o faça. Igualmente importante é ao longo do tempo partilhar com a criança recordações e momentos vivenciados com o ente querido, de forma que a criança percecione que apesar de fisicamente já não estar presente, a pessoa falecida continua a ser parte da sua vida e da família. 
Em suma, é importante a desmistificação que gira em torno do tema da morte e de forma objetiva explicar à criança todo o processo que envolve esta temática desde à comunicação da morte de um ente querido, à presença nas cerimónias fúnebres e ao processo de luto. A perceção que a criança irá ter acerca da morte irá ser mais realista e poderá, dependendo de vários fatores, estar mais preparada para lidar com a perda.

Irina Ribeiro Crispim

Psicóloga

 

ABEI

Notícias Recentes

Materiais de proteção para Unidade de Saúde

Materiais de proteção para Unidade de Saúde

Face à pandemia atual, a Unidade de Cuidados Continuados da ABEI encontra-se com dificuldades na aquisição de material devido a ruturas de stock que se fazem sentir a nível nacional.
COVID-19: EVITAR SURTOS DURANTE O SURTO

COVID-19: EVITAR SURTOS DURANTE O SURTO

Orientações psicológicas em situações de stresse para cuidadores de crianças. Dicas, ideias e conselhos técnicos para enfrentar o melhor possível esta fase em que todos devemos cumprir de forma responsável as indicações de permanecer em casa. 
Comunicado sobre encerramento das escolas a partir de 16 de março de 2020

Comunicado sobre encerramento das escolas a partir de 16 de março de 2020

Por decisão do Conselho de Ministros, as escolas de todo o país vão encerrar a partir de segunda-feira, dia 16/03/2020, devido ao surto de Covid-19.
Atualização informação Covid-19 - Encerramento das Escolas

Atualização informação Covid-19 - Encerramento das Escolas

Por decisão do Conselho de Ministros, as escolas de todo o país vão encerrar a partir de segunda-feira, dia 16/03/2020.
Plano de Contigência Covid-19

Plano de Contigência Covid-19

De acordo com as indicações da Direção Geral de Saúde, a ABEI implementou um Plano de Contigência em relação ao Covid-19 com o objetivo de prevenir a contaminação e evitar a propagação do vírus.
Cidadania e desenvolvimento: por um futuro com valores

Cidadania e desenvolvimento: por um futuro com valores

Cidadania e Desenvolvimento é uma matéria lecionada aos alunos do 1º Ciclo da ABEI. Neste artigo, falamos sobre o papel da escola nas questões da cidadania, inclusão e promoção de valores para que as crianças venham a ser adultos responsáveis.
Programa de Férias da Páscoa

Programa de Férias da Páscoa

Já sabe como vai ocupar o tempo dos seus filhos durante a pausa letiva da Páscoa? Na ABEI temos um programa de férias preparado para as crianças dos 5 aos 12 anos.
Programa de Voluntariado da ABEI

Programa de Voluntariado da ABEI

Quer ocupar os seus tempos livres numa instituição em crescimento e totalmente dedicada ao trabalho com as pessoas? A ABEI tem um programa de voluntariado com ações de formação que o vão dotar de competências para poder ocupar o tempo que tem disponível em prol da comunidade.
A primeira perda de um ente querido

A primeira perda de um ente querido

Como comunicar a uma criança que alguém muito querido, como um avô, morreu? Leia neste artigo a opinião da psicóloga da ABEI.
Presidente da missão Inovação Social de visita à ABEI

Presidente da missão Inovação Social de visita à ABEI

Filipe Almeida e Alexandra Neves, da missão Portugal Inovação Social, visitaram a ABEI no dia 15 de janeiro.
Saber gastar e saber poupar: a relação das crianças com o dinheiro

Saber gastar e saber poupar: a relação das crianças com o dinheiro

Na ABEI disponibilizamos a Educação Financeira aos alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo. É uma matéria de grande importância para as crianças ganharem a confiança necessária à tomada de decisões relacionadas com a gestão pessoal do dinheiro.
O nosso papel é reciclar!

O nosso papel é reciclar!

“Qual é o seu papel?” e “Brigada do Amarelo” são os dois projetos de reciclagem que o município de Vila Franca de Xira desenvolve junto das escolas e em que a ABEI vai participar.  
Quem acredita no pai natal?<br />
<div> </div>

Quem acredita no pai natal?
 

Os sentimentos que vivemos e partilhamos no Natal, a forma como passamos valores de solidariedade e partilha às crianças e a magia do Pai Natal... quem acredita nesta figura do nosso imaginário infantil? Tudo para ler neste artigo de duas das nossas educadoras de infância.
Quinta da Ponte recebe Galardão de Mérito Social

Quinta da Ponte recebe Galardão de Mérito Social

O equipamento da Quinta da Ponte da ABEI foi distinguido com o Galardão de Mérito Social pela União das Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, numa cerimónia que aconteceu no dia 7 de dezembro, em Alhandra. 
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convocam-se os associados da ABEI para a Assembleia Geral Ordinária a realizar no dia 30 de dezembro de 2019, pelas 20:30, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Formação de Coaching com equipa da ABEI

Formação de Coaching com equipa da ABEI

A Academia Portuguesa de Desenvolvimento Pessoal veio até à ABEI, no dia 6 de novembro, fazer um workshop solidário de desenvolvimento pessoal e coaching. O workshop LASER permite aprender de forma descontraída e eficiente acerca do comportamento humano e sobre felicidade e relações saudáveis.
ATCHIM…Chegou o frio!

ATCHIM…Chegou o frio!

Chegou o outono e o inverno não tarda. Estamos numa época do ano que nos proporciona bons momentos à lareira, o conforto de um chá quente e a antecipação do Natal… mas o tempo de inverno também traz grande arrefecimento das temperaturas e as consequentes gripes e constipações. Neste artigo da Enfermeira Coordenadora da nossa Unidade de Saúde, pode ler vários conselhos para passar esta época do ano com saúde e conforto!
Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Dia da Alimentação: comer melhor em nome da sustentabilidade

Desde 1981 que se celebra o Dia Mundial da Alimentação a 16 de outubro. Nessa mesma data, é criada a FAO (Food and Agriculture Organization), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A criação deste dia serviu para consciencializar o mundo sobre as questões da alimentação, da segurança alimentar e nutricional. É sobre isso que a nutricionista da ABEI nos fala neste artigo.
App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

App dos alunos da ABEI distinguida e disponível online

A ABC Play – Aprende a Vocabular é uma aplicação que foi idealizada por quatro alunos do 3º ano da Escola da ABEI no contexto do projeto Apps for Good. Já está disponível on-line e esta semana foi distinguida pela revista PC Guia como "App do Dia".
ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

ABEI volta a ser distinguida como Eco-Escola 

A Escola da ABEI, no equipamento dos Bacelos, voltou a receber o galardão Eco-Escolas, que este ano também se estende ao Pré-Escolar.
Ocupa os teus tempos livres!

Ocupa os teus tempos livres!

O projeto de Ocupação dos Tempos Livres (OTL) da ABEI é direcionado às crianças do Ensino Pré-Escolar e aos alunos dos 1º e 2º ciclos. Atualmente já em funcionamento na Escola EB Dr. Vasco Moniz, em Vila Franca de Xira, o OTL é dinamizado a pensar nas crianças e nos pais.
O início de um projeto de vida

O início de um projeto de vida

A ABEI é uma instituição que acompanha as crianças nos seus primeiros anos de vida, muitas vezes desde o Berçário, continuando a seguir e a apoiar o seu percurso na Creche, Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo. 
Escola livre e os "portos de abrigo"

Escola livre e os "portos de abrigo"

Neste artigo, o psicólogo clínico da ABEI propõe uma reflexão sobre as ansiedades próprias do arranque do ano letivo e a necessária construção de "portos de abrigo" para crianças e pais.
Abertura do Ano Letivo 2019/20

Abertura do Ano Letivo 2019/20

Setembro é o mês de arranque de mais um ano letivo na ABEI! Nestas primeiras semanas do mês damos as boas vindas aos alunos que chegam de novo à nossa instituição e também aos que passam do Ensino Pré-Escolar dos vários equipamentos da ABEI para a Escola do 1º Ciclo. No total são 149 crianças que vão frequentar os 4 anos do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola dos Bacelos.
ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

ABEI é parceira do Programa de Apoio à Pessoa Carenciada

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas tem dimensão europeia e é implementado em cada região e município em parceria com entidades locais. A ABEI passou a fazer parte deste projeto para a região de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos com o objetivo de contribuir para a diminuição das situações de carência existentes nestes concelhos. 
ABEI no projeto Apps for Good

ABEI no projeto Apps for Good

Os alunos dos 3° e 4° anos da ABEI participaram no Apps for Good, um projeto educativo tecnológico que desafia as crianças a encontrarem problemas na sua comunidade e desenvolverem aplicações para os resolver ou minorar.
Estamos a recrutar!

Estamos a recrutar!

A ABEI está a recrutar para várias funções, nomeadamente ajudantes de ação educativa, auxiliares, enfermeiros e auxiliares de saúde. Consulte aqui as ofertas de trabalho e venha integrar uma equipa motivada e em crescimento.
Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio, mês de aniversário e de finalistas

Maio foi o mês de cantar os parabéns à ABEI e também mês de Viagens de Finalistas. As crianças divertiram-se a valer numa aventura fora de casa!
Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

Corrida dos Super Heróis, inscreva-se!

No dia 16 de junho venha correr com os nossos Super Heróis no Parque Urbano de VFX. Esta é uma corrida solidária e cheia de boa energia, um evento organizado pelo CAT dos Fidalgos.
PARABÉNS ABEI

PARABÉNS ABEI

Hoje é o dia dos 44 anos da ABEI, é dia de celebrar! São 44 anos recheados de grandes lutas e de grandes vitórias. Uma caminhada marcada pelo empenho, garra e determinação de todos os associados, desde 1975. 
Feira da Saúde aberta à população

Feira da Saúde aberta à população

A Unidade de Saúde da ABEI organiza um Rastreio Gratuito de Saúde aberto a toda a população. Dia 14 de maio, entre as 9:00 e as 13:00, no Largo da Câmara, em VFX.
Sem gastar, está a ajudar!

Sem gastar, está a ajudar!

Chegou a altura da consignação do IRS de 2018 e com ela a possibilidade de ajudar a ABEI, num pequeno gesto, SEM CUSTOS.
Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Começa o teu futuro aqui...na ABEI!

Encontram-se abertas as inscrições para o próximo Ano Letivo 2019/2020 do 1º Ciclo do Ensino Básico.