• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200

/fileuploads/Noticias/_nutricao1.jpg
A vida em isolamento - conselhos de nutrição: Planeamento de compras e ementas
As medidas de prevenção de propagação de COVID-19, como o fecho de creches, escolas, empresas e serviços não essenciais, com isolamento preventivo e profilático, levaram muitas famílias a reorganizarem-se nos seus lares e nas suas rotinas. 

Agir com medo ou insegurança no que se refere à aquisição de bens alimentares, devido ao confinamento prolongado e indeterminado, pode levar ao açambarcamento e gastos exagerados por parte das famílias, deterioração de alimentos por comprar acima das quantidades necessárias, como também pode levar a escolhas menos conscientes, na compra de alimentos de má qualidade nutricional (com excesso de sal, açúcar e gorduras trans).

É interessante, no contexto em que vivemos e indo um pouco mais além, deixar duas perguntas, para explorarmos depois, às quais podem tentar responder:
Como me alimentava antes do isolamento por COVID-19?
Como me alimentar durante o isolamento e depois do COVID-19?

Por ora, foquemo-nos no essencial ...

1 - Planear as compra - quais os alimentos que tenho em casa?

- Por forma a assegurar a disponibilidade de alimentos e as necessidades de alimentos para toda a família, por um período mais longo de tempo, planear traz mais segurança, evitando assim idas desnecessárias às compras. Este planeamento do momento de compras, serve também para tornar o momento mais rápido, otimizado e seguro.
- Primeiramente, deve verificar aquilo que tem em casa, pode até incluir as crianças mais crescidas nesta avaliação. Além das refeições principais, não esqueça os pequenos-almoços e lanches.
- Esta altura pode servir para planear novas receitas e para adotar uma atitude mais sustentável com aquilo que já se tem em casa, bem como habituar todos os elementos da família a uma alimentação mais saudável para todos.
- Muitas vezes acumulamos congelados, ou produtos em despensa, esta altura pode ser boa para reorganizar o armazenamento, verificar datas de validade, ganhar espaço para o essencial e reinventar com o que temos.
- Se estiver a ajudar algum familiar ou amigo em situação de risco, pode planear a lista de compras com os mesmos via telefone, e aproveite a mesma ida às compras para trazer os produtos para todos, sempre que possível. 

2 - Quais os alimentos que preciso comprar?

- Depois de verificar o que tem em casa e o espaço de que dispões para armazenamento, faça uma lista de compras de forma a ter alguns alimentos adicionais para um período de 14 dias.
Planeie as refeições a fazer com os alimentos que tem e com os que pretende adquirir.

- Durante o momento de compra, após planear as refeições, privilegiar um modelo de compra ecológico e responsável, optando por alimentos promotores da saúde e com boa durabilidade, sempre que possível. Verifique as datas de validade, mesmo nos frescos pré-embalados.
- Deve respeitar a lista de compras, optando por aquilo de que precisa. 
Por forma, a diminuir a frequência de ida às compras bem como garantir uma alimentação saudável, para a primeira semana opte por legumes e saladas frescos, fruta da época, bem como carne e peixe, para a segunda semana, tenha algumas opções congeladas, conforme a sua capacidade de armazenamento (brócolos, feijão verde, favas, ervilhas, legumes cortados e preparados para sopa, são algumas ideias de alimentos que pode congelar). 

- Escolha alimentos de elevado valor nutricional em comparação com alimentos de elevada densidade energética, prefira sempre alimentos não processados.
- Conforme a disponibilidade familiar nesta fase e por forma a consumir alimentos frescos, pode também adquirir algumas farinhas para fazer crepes, pão e as próprias bolachas. Aproveite este tempo precioso com as crianças, leve-as para a cozinha e dê largas à imaginação em prol de uma ementa diária mais saudável e diversificada!

Em todas as ocasiões e, em especial, quando for às compras, lembre-se sempre da etiqueta higiénica, salvaguardando a distância de pelo menos um metro entre clientes. Mantenha-se seguro. Boas compras, boas refeições em família!

Sara Duque, Nutricionista

 

ABEI

Notícias Recentes

Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.
Como falar da guerra às crianças

Como falar da guerra às crianças

É praticamente impossível escapar às notícias sobre a guerra na Ucrânia. Como devemos explicar o assunto às crianças e o que lhes devemos contar? Neste artigo, a psicóloga da ABEI dá algumas dicas para que os pais possam lidar melhor com esta realidade.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Vai realizar-se, no dia 30 de novembro, a Assembleia Geral da ABEI.
ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

ABEI distinguida com "Selo de Boas Práticas 2021"

O trabalho da ABEI em dois projetos - um sobre alimentação e outro sobre a criação de laços na Unidade de Saúde - foi reconhecido com o "Selo de Boas Práticas 2021".
Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

Assembleia da ABEI com participação dos sócios e homenagem a colaboradores

A Assembleia Geral da ABEI foi marcada pela participação ativa dos sócios e pela homenagem e agradecimento a todos os trabalhadores que, apesar das difíceis circunstâncias, se superaram a todos os níveis ao longo dos últimos meses.
Escola da ABEI no “Apps for Good"

Escola da ABEI no “Apps for Good"

Os alunos da ABEI apresentam três projetos no 7º Encontro Regional do “Apps for Good“, que acontece online.

Vote nos projetos da nossa Escola!

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Escola da ABEI recebe Bandeira Eco-Escolas

Pelo 5º ano consecutivo o equipamento dos Bacelos recebeu o galardão Eco-Escolas pelo trabalho desenvolvido no contexto deste projeto que promove uma escola mais sustentável e amiga do ambiente.
46 anos: Parabéns ABEI

46 anos: Parabéns ABEI

No 46º aniversário da ABEI, quem esteve de parabéns foi a nossa equipa!