• Quinta dos Bacelos – Rondulha - Estrada do Casal da Coxa, 18 - Vila Franca de Xira

  • (+351) 263 287 200 (chamada para a rede fixa nacional)

/fileuploads/Noticias/_reciclar1.jpg/fileuploads/Noticias/_reciclar2.jpg/fileuploads/Noticias/_reciclar3.jpg
O nosso papel é reciclar!
“Qual é o seu papel?” e “Brigada do Amarelo” são os dois projetos de reciclagem que o município de Vila Franca de Xira desenvolve junto das escolas e em que a ABEI vai participar.  

Este ano não é exceção, por isso já aconteceu a reunião com os representantes do projeto Eco-Escolas. O Pré-Escolar e o 1º Ciclo da ABEI, na Quinta dos Bacelos, são Eco-Escola, pelo que as turmas receberam os colaboradores da iniciativa, que vieram sensibilizar para as questões da reciclagem e explicar qual a forma correta de o fazer. Também foram transmitidas as regras que temos de cumprir enquanto participantes dos projetos “Brigada do Amarelo” e “Qual é o seu papel?”, que vão decorrer entre janeiro e maio de 2020.

Além de ficarmos todos mais conscientes da importância da reciclagem e do bem que estamos a fazer ao planeta, temos oportunidade de ganhar alguns prémios com as nossas ações. As escolas vão receber verbas monetárias conforme a quantidade de embalagens e papel recolhidos e entregues conforme as regras deste “jogo” amigo do ambiente.
Damos a conhecer as regras que nos foram transmitidas para que também as famílias as possam cumprir e trazer as embalagens separadas em casa.

Brigada do Amarelo
No Ecoponto amarelo só colocamos embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas. Temos de retirar todos os restos de comida e bebida das embalagens e depois espalmá-las. No caso das embalagens com tampa, esta deve ficar bem enroscada na embalagem e não solta para não encravar nas máquinas de reciclagem da Valorsul. Os alunos vão ter que encher os sacos que foram disponibilizados até cada um ter cerca de 6,5 kg.

Qual é o seu papel?
No Ecoponto azul só colocamos papel e cartão limpos. Devemos desmanchar e/ou espalmar as embalagens de cartão. Juntamos o papel e o cartão que recolhermos e fazemos fardos até à altura do joelho, atados com corda, que são pesados quando os vierem buscar. Os papéis confidenciais podem ser colocados numa caixa fechada com corda.
O papel de lustro e qualquer tipo de papel plastificado não podem ser colocados no ecoponto azul, apenas os envelopes são admitidos, mesmo os que tenham algum plástico.
No final desta reunião, que aconteceu no dia 27 de novembro, os alunos ainda participaram num jogo onde foram relembradas as regras do ecoponto amarelo e aprenderam que o plástico reciclado é transformado noutros objetos, como mobiliário de jardim, brinquedos ou roupa. Estas e outras curiosidades serviram para sensibilizar os mais pequenos para a necessidade de reciclarmos, nomeadamente o plástico, por ser tão agressivo para os oceanos e para o ambiente em geral.
A partir de janeiro contamos com a ajuda de todas as famílias neste desafio a que nos propomos. Aproveitem a época das Festas para começarem a juntar embalagens e papel e tragam-nos tudo!

Vamos ajudar o planeta e a ABEI!

 

ABEI

Notícias Recentes

Convocatória Assembleia Geral

Convocatória Assembleia Geral

Convocam-se os associados da ABEI para a Assembleia Geral de 30 de maio de 2023, pelas 19h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.
Escola da ABEI ganha selo de boas práticas com projeto "Be Full"

Escola da ABEI ganha selo de boas práticas com projeto "Be Full"

As turmas do 1º Ciclo participaram na "Escola Amiga da Criança" com o projeto "Be Full", desenvolvido nas ACC´s, e ganharam o Selo de Boas Práticas como reconhecimento do bom trabalho.
Formação Parental sobre Desenvolvimento Infantil

Formação Parental sobre Desenvolvimento Infantil

A primeira sessão de Formação Parental na ABEI foi um sucesso e vão seguir-se mais. Aceda, neste artigo, a mais informação sobre o assunto.
ABEI no top 5 "Geração Depositrão"

ABEI no top 5 "Geração Depositrão"

Na 14ª edição do projeto Geração Depositrão, a ABEI conseguiu um lugar no top 5, o que valeu um prémio ao equipamento dos Bacelos.
Órgãos Sociais para o quadriénio 2023-26

Órgãos Sociais para o quadriénio 2023-26

Tomaram posse os Órgãos Sociais da ABEI para os próximos quatro anos.
Assembleia Geral e Tomada de Posse

Assembleia Geral e Tomada de Posse

Assembleia Geral e Tomada de Posse dos Órgãos Sociais para o quadriénio 2023/2026
Selo de Boas Práticas de Intervenção Social distingue ABEI

Selo de Boas Práticas de Intervenção Social distingue ABEI

A Escola da ABEI foi novamente distinguida com o “Selo de Boas Práticas de Intervenção Social”, da Plataforma Supraconcelhias da Grande Lisboa e Oeste da Rede Social, desta vez com o projeto Ecologia Interior +SER.
Assembleia Geral de Sócios

Assembleia Geral de Sócios

Convoca-se a Assembleia Geral de Sócios da ABEI para o dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Consulte a conovocatória, bem como a ordem de trabalhos, no documento em anexo.

Processo eleitoral na ABEI 

Processo eleitoral na ABEI 

Informam-se todos os associados que está aberto o processo eleitoral na ABEI.
<strong></strong>Dia Mundial de Combate ao Bullying 

Dia Mundial de Combate ao Bullying 

O Dia Mundial de Combate ao Bullying é uma data que pretende alertar as famílias e comunidade, concretamente a escolar, para um fenómeno presente na nossa sociedade. Além de alertar, é importante sabermos a que se refere e os sinais de alerta para a identificação precoce de situações de bullying e o que leva ao seu combate. 
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental

A saúde mental tem ganho relevo e a sua importância tem vindo, cada vez mais, a ser valorizada. Contudo, ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos, sendo o mais comum de que o psicólogo “é para malucos”!

Nada disso. Este dia serve para quebrar tabus e para dar a conhecer o papel de enorme importância dos profissionais de saúde mental, nomeadamente, o psicólogo.

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS

Vai realizar-se, no dia 22 de junho, a Assembleia Geral da ABEI.

A Assembleia terá início pelas 18h, no Auditório da Quinta dos Bacelos.

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aniversário da ABEI junta mais de 200 pessoas em Vila Franca

Aos 47 anos, a ABEI tem cada vez mais energia! A instituição celebrou o aniversário a 13 de maio e a festa fez-se no dia seguinte, com um peddypapper muito animado, que juntou mais de duas centenas de pessoas em Vila Franca de Xira.
Peddypapper Aniversário da ABEI

Peddypapper Aniversário da ABEI

A ABEI faz 47 anos a 13 de maio e, no dia 14, sábado, vamos comemorar a data com um PEDDYPAPPER em Vila Franca de Xira!
AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

AJUDAR SEM GASTAR COM O SEU IRS

Decida que instituição ajudar com a consignação do seu IRS.
É uma atitude que não tem custos para si e vai estar a AJUDAR SEM GASTAR.